SIMULAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA


Uma área nova na qual a modelagem e simulação computacional está sendo bem cotada e bastante difundida é na área do meio ambiente. As aplicações mais usuais são:

I - logística de limpeza ambiental;

II - manuseio de resíduos perigosos;

III - carregamento, classificação e tratamento de resíduos;

IV - escolha e dimensionamento de estações de tratamentos e reciclagem de resíduos oriundos de atividades manufatureiras em geral;

V - determinação da capacidade produtiva fabril.

É correto o que se afirma em:


II, III, IV, V.


III, IV, V.


I, III, IV, V.


I, II, III, IV.


I, II, III, IV, V.

Atividade – Estudo de Caso

Quanto mais gente, melhor

Por Raul Marinho - Colunista Você S/A

Grandes gurus da administração como Ram Charam dizem que o melhor lugar para se aprender a fazer negócios é na feira. Concordo, mas acrescentaria que também se pode aprender com o camelô, o pipoqueiro e com todo mundo que lida diretamente com o freguês comprando e vendendo. Estes profissionais podem nos mostrar na prática como as teorias do mundo dos negócios funcionam de verdade.

Observando o comportamento de um sorveteiro na praia, pode-se chegar a conclusões interessantes sobre estratégia de localização com base na Teoria dos Jogos. Mais do que isso, é possível concluir novos aspectos sobre nossa própria localização: por que é vantajoso morar e trabalhar em uma cidade grande como São Paulo?

Imagine uma praia relativamente pequena, com uns 300 metros, onde seus frequentadores encontram-se espalhados igualmente na areia. Neste cenário, imagine-se um sorveteiro que chega à praia onde já se encontra um concorrente vendendo o mesmo produto com o mesmo preço que o seu. Como o outro sorveteiro está sozinho, ele está bem no meio da praia. Onde você irá estacionar o seu carrinho de sorvetes e onde você acha que seu concorrente o fará?

A primeira vista, parece que o mais óbvio é cada um ficar a uma distância de 100 metros do fim da praia e deles mesmos. Esta seria uma estratégia de mútua cooperação, onde cada um dos vendedores teria um terço da praia praticamente exclusiva e um terço dividido equitativamente. Eles estariam posicionados da melhor forma para que qualquer banhista possa chegar até eles andando o mínimo possível. Mas se você já teve a oportunidade de presenciar uma situação parecida com esta na realidade, provavelmente você notou os dois sorveteiros juntos no meio da praia. Será que eles fazem isso para poder ficar conversando? Ou será que esta é realmente a melhor alternativa?

Na verdade, eles ficam juntos no meio da praia porque este é o único Equilíbrio de Nash possível no sistema.

Em Teoria dos Jogos, o Equilíbrio de Nash é atingido quando cada jogador faz o melhor possível em função do que seus concorrentes fazem. Voltando a imaginar-se sorveteiro: se o seu concorrente ficasse a 100 metros do fim direito da praia, o melhor que você poderia fazer seria se posicionar logo à sua esquerda. Desta forma, você abrangeria dois terços da praia contra um terço para ele. Seria a sua deserção, vantajosa frente à cooperação dele.

No momento seguinte, porém, seu concorrente se moveria mais para o centro, logo à sua esquerda. Dali a pouco, seria você que iria para a esquerda dele e, momentos depois, ambos estariam juntos no meio da praia. Em uma sucessão de deserções de parte a parte, você e seu concorrente iriam ficar bem no centro da praia, dividindo a clientela meio a meio. Repare que é muito comum encontrar postos de gasolina, floriculturas e bancos localizados um em frente ao outro. Isto acontece pelo mesmo motivo: Equilíbrio de Nash.

A questão da localização do carrinho de sorvete também pode ser entendida como uma estratégia de localização profissional. Recentemente, a revista Você S.A. publicou uma pesquisa sobre as melhores cidades para fazer carreira onde São Paulo foi apontada como a primeira colocada. Coincidentemente, São Paulo também é a cidade mais próxima da maior parte do mercado nacional em termos de concentração de PIB. Pode-se dizer que São Paulo é exatamente o “meio da praia”, o lugar onde é mais vantajoso você estar se quiser atingir o maior número de pessoas possível e aumentar sua exposição pessoal.

Mas São Paulo é a cidade onde se encontra a maior concorrência profissional do Brasil. Mesmo assim, é considerada a melhor cidade para fazer carreira, o que é uma aparente contradição. Por que não fazer carreira em uma pequena cidade do interior, para onde quase ninguém vai? Simplesmente porque isto representaria ir para o “canto da praia”. Você conquistaria uma clientela local, sem dúvida, mas quem fica no centro divide a quase totalidade do mercado.

Como o ambiente de negócios brasileiro é bem mais complexo que uma praia, este raciocínio tem que ser entendido levando-se em conta inúmeras outras particularidades, desde o ramo de atividade em que se trabalha até questões de qualidade de vida que cada cidade oferece. Mas o “jogo do sorveteiro” é, sem dúvida, um exercício interessante para refletir sobre posicionamento profissional.

As estratégias são (considerando a origem da praia o canto esquerdo) ficar a 100m, 150m e 200m. Segue abaixo a matriz de payoff para o sorveteiro A.


Resolva o problema e a matriz e assinale a alternativa que traz a melhor resposta para o jogo:


a melhor estratégia é o sorveteiro A ficar a 150 do canto esquerdo, e o sorveteiro B ficar a 100m também do canto esquerdo. Existe estratégia dominante e ponto de sela.


a melhor estratégia é o sorveteiro A ficar a 50 do canto esquerdo, e o sorveteiro B ficar a 150m também do canto esquerdo. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.


a melhor estratégia é o sorveteiro A ficar a 150 do canto esquerdo, e o sorveteiro B ficar a 150m também do canto esquerdo. Existe estratégia dominante e ponto de sela.


a melhor estratégia é o sorveteiro A ficar a 150 do canto esquerdo, e o sorveteiro B ficar a 150m também do canto esquerdo. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.


a melhor estratégia é o sorveteiro A ficar a 100 do canto esquerdo, e o sorveteiro B ficar a 150m também do canto esquerdo.

Sobre a importância da modelagem e simulação computacional, analise as duas asserções a seguir:

I - A grande maioria dos projetos de simulação têm como objetivo aumentar o retorno sobre o investimento feito tanto na modelagem como na simulação.

PORÉM

II - A melhor medida para se determinar o sucesso ou o fracasso destes projetos é sua influência no desempenho financeiro da organização.

A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.

Atualmente, existe no mercado vários fornecedores de softwares comerciais aptos a executarem de forma eficiente e eficaz um processo de modelagem e simulação coerente com a realidade. Com o advento desses softwares aprimorados foi possível alocar a eles a incrível tarefa de, ao mesmo tempo que modela e simula, calcular o retorno financeiro de todas as simulações.

Com relação ao alinhamento do aspecto financeiro na simulação, analise as duas asserções a seguir:

Dessa forma, os softwares de modelagem e simulação se tornaram não meras ferramentas técnicas específicas para modelagem, e sim, principalmente, excelentes ferramentas gerenciais de apoio a tomada de decisões.

PORQUE

Independentemente da qualidade e confiabilidade dos dados que alimentam o software, ele tende a simular cenários mais realísticos, próximos do cotidiano do tomador de decisão que tem a tarefa de escolher qual o melhor modelo, aquele que trará os melhores resultados financeiros e operacionais.

A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Os objetivos de um projeto de simulação são definidos com foco único na solução do problema em questão. Algumas questões necessitam ser respondidas nos objetivos, tais como: o que é crucial resolver para que o problema seja atacado na raiz; quando o problema for resolvido, quais impactos a empresa/analista devem sentir; quais são as expectativas do cliente e da empresa quando da solução do problema; dentre outros.

É preciso que os objetivos sejam:

I - audaciosos porém palpáveis;

II - determinados pela alta direção da empresa;

III - compreensíveis por todos os envolvidos (não é a hora nem o lugar de escritas e linguagens excessivamente formais);

IV - mensuráveis e;

V - norteadores do restante do processo de modelagem e simulação.

É correto o que se afirma em:


II, IV, V.


I, III, IV, V.


I, III, V.


I, II, IV, V.


II, III, IV, V.

2 jogadores estão com as estratégias 1, 2 e 3 em suas mãos. A matriz payoff para o jogador 1 segue abaixo.


Qual seria a melhor estratégia para o jogador 1? Resolva o problema e a matriz e assinale a alternativa que traz a melhor resposta para o jogo:


a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 3, oferecendo o maior payoff (-4) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o jogador 1 perde somente 4. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 3 também, por representar o maior ganho para o jogador 2, e consequentemente a menor perda para o jogador 1. Existe estratégia dominante e ponto de sela (estratégia 3).


a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (0) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o jogador 1 não perde nada. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 2 também, por representar o menor ganho para o jogador 1, e consequentemente a menor perda para ele. Existe estratégia dominante e ponto de sela (estratégia 2).


a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 3, oferecendo o maior payoff (-4) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o jogador 1 perde somente 4. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 3 também, por representar o maior ganho para o jogador 2, e consequentemente a menor perda para o jogador 1. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.


nenhuma das anteriores.


a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (0) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o jogador 1 não perde nada. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 2 também, por representar o menor ganho para o jogador 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.

Considere um sistema em que navios chegam a um porto para carregar algum produto. Abaixo estão anotados os valores de intervalos entre chegadas (em horas) para 20 navios:

Pede-se para que você calcule o intervalo médio entre chegadas e a duração média da carga. Assinale a alternativa correta, nesta sequência de resposta.


5,05h e 12h/navio


15,05h e 8,3h/navio


8,3h e 5,05h/navio


8,3h e 15,05h/navio


5,05h e 8,3h/navio

Existem diversas maneiras de incorporar os custos aos modelos, o que se recomenda é que se utilize a maneira mais rápida e confiável, aquela que a empresa tem know-how e pessoal qualificado para ajudar na construção dos dados financeiros, incorporados à modelagem e simulação.

Na hierarquia para a integração de custos na modelagem da simulação, pode haver três níveis de soluções:

I - Solução ideal: onde há integração parcial do custo, ou seja, somente parte das informações de custeio são processadas durante a simulação, e outra parte são trabalhadas após a simulação;

II - Solução boa: onde há integração total do custo, ou seja, todo o sistema de rateio e custeio é trabalhado já durante a simulação, e é enunciado em valores monetários, de custo, não havendo então necessidade de processamentos adicionais, pois o trabalho está sendo executado concomitantemente;

III - Solução aceitável: onde existe a integração externa do custo, ou seja, nenhuma, absolutamente nenhuma, informação de custo ou rateio é trabalhada durante a simulação, e sim após a simulação, utilizando-se de planilhas eletrônicas para apoio no levantamento, tratamento e cálculo dos custos envolvidos no processo de simulação.

É correto o que se afirma em:


I e II


Apenas na I


Apenas na III


Apenas na II


II e III

Os primeiros simuladores existentes no mercado ganharam popularidade justamente por oferecerem aos analistas e usuários:

I – uma interface amigável (dentro de suas possibilidades obviamente);

II – um ambiente de simulação direcionado por menus rolantes;

III – a não necessidade de programação do software, pois o mesmo já vinha com as programações necessárias;

IV – um programa de fácil aquisição, pois seus preços sempre foram módicos.

É correto o que se afirma em:


I, II


I, II, III


III, IV


I, III, IV


II, III, IV

Em uma pizzaria que faz entregas em casa, chegam, em média, 4 entregadores por minuto para pegar o produto a ser entregue. Sabe-se, ainda, que o número médio de entregadores dentro da pizzaria é de 6 (NS). Neste sistema existem 40 entregadores. Qual o tempo médio da entrega (TFS, que é tempo fora do sistema)?


1,5 minutos


8,5 minutos


10 minutos


12,5 minutos


3 minutos

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